Receio de mãe

studio_2014_07_24_manuella1a_0028

Vai chegando a época do aniversário dela e eu fico bobinha assim. Senta que lá vem textão.

Bate um medo pelo que está por vir, pela próxima idade. Uma saudade do recém nascido, da bebê em casa. Bate um arrependimento por não ter curtido mais. Passa tão rápido. Eu já sabia.

Hoje essa modelo da foto é abusada de linda e de inteligente. Tem respostas, sacadas, jogo de cintura. Tem personalidade. Eu admiro tanto a personalidade. Digo que é uma mini-eu, mas me orgulho por ser tão diferente de mim. Tem opinião, tem decisão, bate o pé e tem que ser conforme ela quer. Na infância, isso pode ser ruim. Mas na vida, tenho a sensação que vai saber se posicionar e colher os bons frutos disso. É uma criança que se expressa, que se liberta. É diferente.

Nesse medo do que estar por vir, meu maior receio é com a educação. Não é fácil educar com duas casas, duas famílias. Não é facil educar com 4 avós. Não é facil educar aos fins de semana. Ensinar a respeitar, a agradecer, a saber pedir, a entender as diferenças.

Tento dar liberdade. Gosto de brincar, de sentar no chão, de ensinar. Quero que ela cresça podendo ser o herói ou o bichinho, a princesa ou o pirata. Não quero atentar pras diferenças do mundo, quero que ela entenda de forma natural para que seja natural. Mas quando não se faz tudo sozinha, é difícil ser “moderna” ou “politicamente correta”.

Mas dos meus maiores medos, é nao ser o que ela precisa. É falhar como mãe – nesse conceito tão amplo da palavra. É falhar sendo aquela que está presente, que aconselha, que defende. É falhar por não saber me adaptar, por não saber reagir as situações da vida. Não sei o nosso futuro, mas podem ter certeza que se cobram isso da gente, a gente se cobra muito mais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s